sábado, novembro 20, 2010

20 de Novembro:-Consciência Negra e Consciência Branca

A  Consciência Negra e minha Consciência Branca


Cara a Cara com o Racismo
Ao falarmos em Racismo pensamos de pronto em atos de violência física, agressões verbais, hostilidades explícitas em relação ao outros [s] de origens raciais distintas das nossas.
Tais comportamentos representam os extremos da conduta racista , fatos que repudiamos, e provocam revolta e indignação, todavia, este o Racismo que se coloca explicito diante de nós, ainda que bárbaro ,é tão somente a sua manifestação pública. O Racismo tem dimensões mais amplas e de forma silenciosa permeia nosso  dia a dia ,subliminarmente, em muitos atos – aparentemente inócuos , mas que provocam e estimulam a exclusão de uma grande maioria de cidadãos ,simplesmente por sua origem racial.
Em verdade, devemos reconhecer que o caminho a trilhar no combate a discriminação ainda é longo, e não basta nosso repúdio calado para extinguir de forma definitiva todas as ações racistas que reinam no Brasil . É preciso mais, urge avançar com passos firmes contra todo tipo de discriminação. O fenômeno exige políticas e estratégias que fomentem a Igualdade , sem retóricas populistas, sem falsetes políticos, que apenas mascaram uma proposição efêmera de promover a Igualdade.  
Carecemos sim, de construir consciências individuais e coletivas, capazes de lutar pela conquista da Igualdade de fato e de direito, lavando e enxaguando a Máscara do Racismo, maquiada na face de considerável parcela da sociedade:- primitiva e xenofóbica.
Que as Instituições de Ensino atuem neste mister, que o Governo se posicione agressivamente com metas consistentes, que cada Indivíduo seja ator nesta empreitada de construir um Mundo Novo, onde todos possamos vivenciar nossos Direitos Constitucionais, e a plena Cidadania seja verdade :-para mim, para você, para todos, independente de Classes, Credos ou Etnias.
Construindo este novo cenário social, seremos capazes de vivenciar a Fraternidade, o Respeito Mútuo, e a Igualdade nas relações sociais.
Que sejam banidas e severamente punidas as ações excludentes e abjetas-vigentes, a enlamear a Cara do Brasil.
Legitimar a Igualdade é dever de todos, é o alicerce magno para construção de nossa condição de Humanos.
Nesta data emblemática, ergo aos céus uma prece:
                                            -Que Deus perdoe nossa torpe ignorância branca!



anadeabrãomerij
[Brasileira-filha das Minas Gerais, Professora Universitária, Fundadora e Editora de Literacia]


2 comentários:

  1. Parabéns Naninha , você é uma querida, guerreira, valente, generosa e sempre de coração aberto para todos.
    Texto lindo, forte e verdadeiro.
    Que Deus lhe abençõe sempre!
    Maduka- RJ

    ResponderExcluir
  2. A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, "a terra do PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 50 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 passou a ser administrada, em 01/01/2010, pela Sociedade Mineira de Comunicação.

    Direção: Sérgio Rodrigues, João Begatti e Carlos Ferreira.

    Alcance:

    A emissora, que está passando por ajustes técnicos, é sintonizada nas cidades de:

    Antonio Carlos, Aracitaba, Bias Fortes, Coronel Pacheco, Ewbank da Cãmara, Goianá, Mercês, Oliveira Fortes, Paiva, Piau, Rio Novo, Tabuleiro e na zona norte e bairros altos de Juiz de Fora.

    Com os ajustes técnicos o sinal vai ser captado em:

    Chácara, Barbacena, Bicas, Guarará, Lima Duarte, Maripá de Minas, Santa Rita do Ibitipoca, Pedro Teixeira, Rio Pomba e São João Nepomuceno.

    www.radioculturasd.com.br

    twitter.com/radioculturasd

    CULTURA ACONTECE:

    De segunda/sábado, de 08 às 10, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.

    Campeonato Mineiro;

    Domingo, 21/11, às 10 horas:

    Sport (Juiz de Fora) e Democrata (Sete Lagoas), com Marcos Silva, João Begati, Carlos Ferreira, Evandro Begti, Sérgio Rodrigues e Guilherme Galdino.

    Leia mais aqui no BLOG:

    www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir